Fernando Camargo

Abaixo alguns dos livros escoteiros traduzidos pelo Chefe Escoteiro Fernando Antônio Lucas CAMARGO, do 7ºMG Grupo Escoteiro do Ar Padre Eustáquio.

Ele nasceu em São Paulo, em 20 de maio de 1966. Entrou para o Escotismo em 1983, já em terras mineiras, como Escoteiro Sênior do 17ºMG GE São Francisco de Assis, no qual depois foi Chefe de Tropa Escoteira e de Tropa Sênior. Também foi Pioneiro no 52º/MG GE Duque de Caxias, onde continuou como Escotista nos Ramos Sênior e Pioneiro.

Obteve a Insígnia de Madeira do Ramo Pioneiro em 1991, e na linha Dirigente Institucional em 2012. 

Está no Movimento Escoteiro há mais de 30 anos e só se afastou por poucos anos, por motivos profissionais. 

Está no 7ºMG  GE Padre Eustáquio desde 1997, tendo servido como Escotista nos Ramos Sênior e Pioneiro. É o atual Mestre Pioneiro no Grupo.

Foi Comissário Distrital e Assistente do Comissário Distrital para Gestão de Adultos.
Atualmente é Coordenador Adjunto de Gestão de Adultos e Coordenador Adjunto da Modalidade do Ar, ambos da Região Escoteira de Minas Gerais.

Dirigiu os primeiros Cursos Técnicos da Modalidade do Ar realizados em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Fora do Escotismo o chefe Camargo é militar do Exército Brasileiro, na reserva com a patente de Capitão. É pedagogo, Mestre em Educação. Pós-graduado em gestão de recursos humanos e e também é montanhista militar. Possui um curso de Assessoria ao Comando e Estado Maior, pelo exército norte-americano.

O Chefe Camargo nos oferece a oportunidade de acessar as obras originais, traduzidas de forma independente e observando a maior fidelidade possível ao texto, preservando sua integridade, a linguagem e as percepções do tempo em que foram escritas. Além disso, provê numerosas notas de rodapé, que enriquecem o trabalho com curiosidades e informações que ajudam o leitor a situar-se no universo explorado nos livros ora apresentados.​ 

Dicas para Exploração (aids to Scoutng)
Aids to Scouting 
Um livro que antecede o  Escotismo, serviu de base e inspiração para sua fundação.
Publicado em inglês no ano de 1899 e traduzido para português em maio 2020, pelo chefe Camargo.

Para baixar  clique em nosso link.

Esclarecimento do chefe Fernando Camargo em publicação do Facebook, em 27/05/2020
Terminada a tradução de "Aids to scouting for NCOs & Men", do General Robert Baden-Powell. Atendi ao desafio do Ch Paulo Cabello, que pretende colocar disponível .
Cabe esclarecer: não obstante ser um livro que é ligado muito de perto à história do Escotismo, não é um livro Escoteiro. É um manual de treinamento para a qualificação do Esclarecedor de Cavalaria. B-P escreveu-o antes do Cerco de Mafeking, como Comandante do 5th Dragoons Guards. Antes de 1900.
O livro resultou de várias experiências que B-P fez aplicando suas ideias sobre o que seria necessário para qualificar um bom Esclarecedor, ou Scout, para cumprir missões de reconhecimento. Inovador, por insistir no treinamento individual e de pequenas frações, e por propor jogos para, de forma lúdica, colocar à prova as habilidades requeridas do Scout, das quais, em situação real, pode depender a sua vida.
O que aconteceu foi que os garotos ingleses do início do século XX viram que os jogos apresentados nesse manualzinho eram divertidos para eles jogarem entre si – a brincadeira de guerra ganhava um gostinho novo, com as habilidades de tocaiar, espionar, esconder-se, infiltrar-se, ainda mais desafiadoras que o mero embate entre dois partidos opostos trocando sopapos, “espadeiradas”, “tiros” ou “baionetaços”. Além disso, o livrinho era de um herói de carne e osso, ainda vivo e com quem podiam se encontrar, o Defensor de Mafeking. E algumas pessoas que já lidavam com organizações juvenis, buscando desviar os jovens do ócio improdutivo, como Sir William Smith, da Boys’ Brigade, viram que essas brincadeiras podiam ser uma ferramenta educativa, estimulando a buscar conhecimento, a “jogar segundo as regras”, a fazer das artimanhas uma forma de tornar-se útil aos demais. Daí veio a proposta de fazer um Scouting for boys: de adaptar os jogos de treinamento militar e os atributos exigidos do Esclarecedor para os meninos. Foi por isso que B-P escreveu o livro que viria a ser mundialmente conhecido.
Scouting for boys não trazia a pretensão de criar mais uma organização de juventude. A ideia de B-P era que ele servisse como ferramenta para quem já estava nessa tarefa: escolas, a própria Boys’ Brigade e outras entidades. Mas, após o acampamento experimental em Brownsea, os próprios garotos começaram a formar Tropas de Boy Scouts, chamando pais e professores para servirem como instrutores. Foi assim que o Movimento Escoteiro ganhou vida própria. E como B-P, ao que tudo indica, era do tipo “quem pariu Mateus que o acalente", assumiu a tarefa de dar ao Escotismo uma identidade própria e uma estrutura para funcionar e crescer.

 

Aperto de Mão Esquerda
Aperto de Mão Esquerda 
O Movimento Escoteiro na Segunda Guerra Mundial, de 1939 à1945.
Publicado em inglês no ano de 1949 e traduzido para português em maio 2016, pelo chefe Camargo.
nosso link
Aventuras e Peripécias
Aventuras e Peripécias
É um livro publicado pelo própro fundador. É uma coletânea de 20 dos "causos" vividos por ele.
Publicado em inglês no ano de 1934 e traduzido para português em junho 2018, pelo chefe Camargo.
nosso link

Reminiscências da Índia

Reminiscências da Índia 
As lembranças de Baden-Powell da sua vidade militar e de esportista na Índia.
Publicado em inglês no ano de 1915 e traduzido para português em fevereiro 2020, pelo chefe Camargo.h
O termo "Memories" em inglês foi muito bem traduzido pelo Cefe Camargo como "Reminiscências", que melhor se encaixa com a obra. Outrossim, estamos providenciando uma nova ilustração para substituir a acima. 
nosso link

Chefe da Paz,
É uma biografia de Baden-Powell escrito pela sua secretaria.  O chefe Fernando fez uma mescla da segunda edição  ("The Chief" de 1975 que ele traduziu em 217-18 com a primeira (The Piper of Pax" de 1924)
Heróis Escoteiros
Heróis Escoteiros
Esse livro retrata o “batismo de fogo” do Escotismo (então com sete anos de idade), durante a Primeira Guerra Mundial, de 1914 à1918. Fala sobre os atos de coragem e condecorações dos escoteiros.
Publicado em inglês no ano de 1919. Traduzido para português em jun 2017, pelo chefe Camargo.
nosso link
O Chefe, história da vida de B-P.

O Chefe, história da vida de B-P.
Livro biografia do fundador, escrito pela sua Secretária, que com ele conviveu por mais de 24 anos.
E o mais importante, numa época em que o fundador ainda estava vivo para "fiscalizar" a obra.
Mostra aspectos pouco conhecidos sobre a vida de B-P.
A 1ª edição em inglês aconteceu no ano de 1924, e outra edição revisada foi em 1975.
Esta edição revisada é a que foi traduzida para português em janeiro de 2018, pelo chefe Camargo.
nosso link

Lições da Universidade da Vida
Na presente obra, B-P narra os fatos marcantes da sua vida. Com muita riqueza de detalhes, auxiliados por mais de 600 observações de rodapé. Uma verdadeira obra acadêmica e para fins de consulta, características marcantes dos trabalhos do Chefe Camargo.
nosso link
abaixo a capa da da Edição de 1934 da obra original

 
 
Estas são obras independentes, não são OBRAS OFICIAIS da UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL ou por ela autorizada.
Criada em 01/03/2019 e alterada em 09/04/2019 e 28/05 e 01/07/2020.,, e 11/12/2023