Reunião Sênior 3

Reunião do Ramo Sênior        autor: Axel Fogg

Uma reunião normal  com a duração de 2 horas

Tema:  Sociabilidade, cabos e criatividade

HORÁRIO

DURAÇÃO

ATIVIDADE

OBJETIVO

RESPONSÁVEL

00:00

15’

Bandeira, Oração e Inspeção - Chefe de Tropa

00:15

15’

Jogo Ativo: Latas Suspensas agilidade Assistente 1

00:30

15’

Jogo de Revezam.: Agulha no Ninho destreza Assistente 2

00:45

15’

Estudo de Caso: Novo aspirante

sociabilidade

Chefe de Tropa

01:00

30’

Projeto: Mastro suspenso cabos e espeques Monitores

01:30

20’

Jogo Calmo: Coreografia criatividade Assistente 1

01:50

15’

Jogo Ativo: Buzkashi força e agilidade Assistente 2

02:05

10’

Bandeira,Oração e Avisos - Chefe de Tropa

JOGO ATIVO – LATAS SUSPENSAS
REGRAS: Cada patrulha escolhe um “lanceiro” que segura um bastão com uma lata na ponta. 
Estes “lanceiros” ficam posicionados dentro de círculos, onde mais ninguém pode entrar e de 
onde eles não podem sair. Os demais disputam uma bola com a qual devem acertar a lata que 
o seu “lanceiro” segura, fazendo-a cair. A lata não pode ser “deixada cair”, devendo realmente 
ser derrubada pela bola, embora o “lanceiro” possa se movimentar para facilitar para o seu time.
MATERIAL POR PATRULHA: 1 bastão e uma lata de "Nescau" vazia.
MATERIAL GERAL: Bola

JOGO REVEZAMENTO – AGULHA NO NINHO
REGRAS: Jogo de revezamento em que cada patrulha tem presa a cerca de 3,5 metros do chão 
(em uma árvore, tabela de basquete ou janela, por exemplo) 6 agulhas, com o ilhós (buraco) virado
para baixo. O objetivo é correr até a agulha e auxiliar o primeiro a colocar a linha na agulha. Para 
isso a patrulha deve se coordenar e cooperar, podendo fazer uma pirâmide humana ou elevando 
com o bastão de patrulha.
Após, colocado, todos voltam ao início, nova linha é pega, devendo ser colocada pelo segundo. 
Todos devem participar, mesmo os maiores, menores e mais pesados. Caso a patrulha tenha 
menos elementos que as agulhas, só podem repetir elementos depois de todos já terem participado.
MATERIAL POR PATRULHA: 6 agulhas, fita (para prender as agulhas) e um carretel de linha.

ESTUDO DE CASO
REGRAS: Cada patrulha recebe o caso que apresentamos a seguir. Deve discuti-lo e apresentar 
soluções para as questões propostas. Depois a discussão é feita com toda a tropa.
MATERIAL POR PATRULHA: folha com o caso em questão.

Caso - "Alguém Diferente Entre Nós"
PERSONAGENS:
Adão - Monitor da Patrulha Antártida JC - Monitor da Patrulha Groelândia,
Presidente da Corte de Honra                        Julia - Monitora da Patrulha Alaska
Bob - submonitor da Patrulha Patagônia Verônica - Chefe da Tropa Sênior

Adão passou toda a Corte de Honra ansioso, pois não sabia como abordar um assunto delicado com seus companheiros.
- Gente, o Adão quer falar sobre um novo membro para nossa Tropa. – falou JC.
- Vai ficar na Patagônia!!! - gritou o Bob. A nossa é a patrulha que tá com menos gente!!
- Peraí Bob! O Carlos já ficou na Patagônia. E a Alaska?? Nós também só estamos com 4! - 
entrou na discussão a Júlia.
- E a Groelândia? Nós estamos com 5, mas dois vão fazer os 18 até o final do mês que vem. A 
Carlinha e o Jones. Eles são 10, preciso de mais gente - afirmou JC.
- Gente, me deixem falar... tentou falar o Adão.
- Lá vai ele dizer que a Antártida também precisa de gente... resmungou Bob.
- Vocês não querem ouvir... tudo bem. Também não falo... Adão argumentou.
- Ei!! Nem parece que somos seniores!! Ainda mais uma Corte de Honra! O Adão tem um novo 
membro para nossa Tropa. Vamos ouvir quem é esse novo candidato e vamos ver quais são as 
reais condições de nossas patrulhas. Era a Chefe Verônica tentando botar ordem na casa.
- Gente, o negócio é o seguinte. O Renato é um grande amigo meu. Ele entrou lá na minha turma 
este ano, ele morava em outro estado. Aí, como sempre, mostrei as fotos de nossas atividades.
Ele se amarrou, e está super afim.
- Beleza Adão - se animou J.C.
- Só que... ele teve paralisia quando criança... e só anda de cadeira de rodas.
... silêncio na Sala de Corte de Honra...
- O cara não anda?? E quer ser sênior?? Eu, hein!! - exclamou JC.
- Eu não posso resolver nada. A Sandra tá doente, eu só tô representando ela - fugiu da raia o Bob.
- Gente, o que é isso??    Vamos pensar na posição do cara!!    Ele tá afinzão de entrar na tropa. 
Vamos dar uma chance para ele. O Adão diz que o cara é legal e super inteligente! - afirmou Julia.
- Na Alaska!!!! Bota na sua patrulha!!! gritaram juntos Bob e JC.
- Não foi isso que eu disse – respondeu rápido Júlia.
- Gente, acho que vamos ter uma longa Corte de Honra hoje... Nossa Tropa vai ter que parar para 
pensar e aprender algumas coisas muito importantes.

Bem, enquanto a Tropa de Verônica pensa, vamos nós também aproveitar e nos questionarmos.
- Nossa Tropa está pronta para receber um jovem com necessidades especiais???
- Sua Patrulha está pronta para receber um jovem com necessidades especiais???
- Como se sentiria hoje um jovem com necessidades especiais em nossa tropa???
- Como auxiliar a participação de jovens com necessidades especiais em:
* jogos ativos; * jogos de observação; * acampamentos;
* atividades aventureiras; * atividades sociais.
Considere que este jovem pode ser:
a) cego b) paraplégico c) surdo-mudo d) portador de síndrome de down
- Qual sua opinião final sobre a entrada de jovens com necessidades especiais na tropa???
Lembre-se que um dos objetivos do escotismo é a integração dos jovens. Em todo o mundo, 
jovens com necessidades especiais fazem parte do Movimento Escoteiro. É justo e importante 
que arranjemos espaço para eles em nosso grupo.

PROJETO – MASTRO SUSPENSO
REGRAS: As patrulhas devem preparar um mastro de 2 metros de altura que fica dentro de um 
círculo de cerca de 6 metros de diâmetro, onde não pode entrar nada ou ninguém. Para isto a 
patrulha deve se coordenar e prender quatro sisais em cada extremidade do mastro (fig 1). Os 
sisais de cima estão ligados à parte do meio de 4 bastões. Os sisais de baixo estarão ligados 
a parte de cima dos 4 bastões. 
A patrulha deve organizar-se e cada participante pega um bastão puxando-o para trás em 4 
direções, formando um ângulo reto entre os mesmos. Isto feito é só caminhar com a estrutura do 
“mastro suspenso” até colocá-lo na posição correta. Os bastões de fixação devem ser ancorados
(estaiados).
MATERIAL POR PATRULHA: Bambu ou bastões grandes, sisal.
OBS: Os projetos podem ou não ser distribuídos as patrulhas.

JOGO CRIATIVIDADE – COREOGRAFIA
REGRAS: Cada patrulha deve levar a reunião um aparelho de som portátil conforme previamente combinado. 
Quando o jogo inicia, cada patrulha sorteia entre diversas músicas que a chefia levou em 
CD ou fita cassete. Devem então ensaiar e depois apresentar a toda tropa a coreografia da 
música escolhida.
MATERIAL POR PATRULHA: aparelho de som portátil
MATERIAL GERAL: diversos CDs ou fitas, com músicas previamente escolhidas pela chefia.

JOGO ATIVO – BUZKASHI
REGRAS: Adaptação de um tradicional jogo do Afeganistão praticado por Stallone “Cobra”. No
jogo original dois times montados a cavalo disputam a carcaça de um carneiro,    que funciona 
como bola, que deve ser levada de um canto a outro do campo.
Em nosso jogo   os   “cavalos”   são os participantes que levam os outros nas costas,   os 
“cavaleiros” . O “carneiro” é uma grande almofada com alças e o objetivo da mesma forma que 
no jogo original é pegar o “carneiro” e levá-lo ao canto oposto.
MATERIAL : Almofada, que possa ser utilizada como “Carneiro”
OBS: Jogo muito ativo, com possíveis quedas, devendo ser praticado em local preferencialmente
em local gramado. Muito bom com muitos participantes em campo de futebol.