Material de patrulha

Material de Patrulha

O material de Patrulha deve ser cuidado por toda a equipe, apesar de ser a responsabilidade do almoxarife.

Tanto na sede, como no campo, no Canto  de Patrulha deve haver meios para a a guarda e conservação dos materiais e equipamentos da Patrulha.

Uma boa dica são as caixas de Patrulha. Num curso uma vez providenciamos caixotes plásticos de frutas e madeira para as tampas, e as equipes providenciaram um encaixe e desenho dos animais de patrulhas nas caixas.

Veja uma sugestão:

Lista dos  materiais de cozinha e ferramentas
COZINHA FERRAMENTAS

__ conjunto pioneiro ou 4 panelas com tampa
_ galão para água 20 l
_ lona de toldo 6 x 4 m
_ corda para montar toldo
_ cabos e espeques para montar toldo
_ lava arroz, concha e escumadeira
_ vasilhas com tampa

_ pano de prato
_ detergente e esponja de cozinha
_ óleo de cozinha
_ saco para lixo

__ facão médio (35 cm)
_ machadinha 500 gr
_ serrote ou arco de serra
_ serra nova de reserva
_ pazinha e rastelo
_ tesoura para cortar sisal
_ marreta 500 gr

_ lima
_ pedra de amolar
_ lixa fina
_ óleo de linhaça

...

Lista geral e sacola da equipe
EQUIPAMENTOS SACOLA DA EQUIPE

_ barracas para 8 jovens
_ lampião à gás
_ fogareiro (2 bocas)
_ botijas de gás de 2K
_ armário telado para intendência
_ bastões e cabos de enxada para pioneirias
_ esteira de mesa (sarrafinhos ou cabos de vassoura)
_ sisal ou cabos p/amarras

_ camisinha de lampião

_ Guia do Escoteiro
_ Guia de Especialidades
_ cabo de 1m (médio)
_ cabo de 2m (grosso)

_ pinça, isqueiro, band-aid
_ bússola, fita métrica
_ estojo de costura
_ pano para sapato
_ lanterna e canivete
_ prancheta
_ material para desenho
_ papeis de vários tipos
_Lápis e canetas

 

As orientações abaixo estão direcionadas para os Monitores, que podem realizar várias tarefas visando obter e conservar os materiais da Equipe. Algumas das atividades é melhor realizar na casa de um dos jovens, outras na sede, pois em algumas será necessária a supervisão de adultos e uso de ferramentas adequadas.

A lista acima deve conter quase tudo que sua Equipe pode necessitar num acampamento.  Diante de cada item, existe um espaço para você quantificar quantas peças irá levar, de acordo com a duração e tipo do passeio; ou pode servir para marcar o que já separou para a atividade.

Procure manter os materiais da Equipe sempre em ordem, eles já devem retornar de um acampamento em condições de irem para a próxima atividade (limpos, secos/untados e acondicionados conforme o caso). Caso as barracas e lonas estejam molhadas, estendê-las em varais para secar, ao chegar na sede.
Limpá-las e dobrá-las durante os próximos dias.

Todos os objetos devem estar marcados com o nome ou as cores da Equipe e o numeral do GE, para facilitar a devolução no caso de ficarem extraviados.

A Equipe pode possuir uma pequena sacola, normalmente sob a guarda do Almoxarife ou do Submonitor, com coisas normalmente úteis nas atividades; tais como, réguas, esquadros, transferidor, compasso, lápis, borracha, canetas hidrográficas, lápis de cor, giz de cera, bússola, régua, papel milimetrado, etc.


Para guardar a alimentação no campo, o ideal é a Equipe construir o seu próprio armário telado para servir como intendência, são 3 ou tábuas de 50 x 30 cm, unidas por cordas que possibilite dobrar para guardar. Deverá possuir um tela contra insetos e uma alça de corda para dependurar, para dificultar a ação das formigas e animais domésticos.
É melhor não guardar as sobras de alimentos na sede. Eles devem ser distribuídos entre os jovens ou alguém os leva com a incumbência de no próximo acampamento repô-losr na mesma quantidade.


O ideal é que a Equipe logo reúna ou adquira todo o material necessário, inclusive um conjunto pioneiro que é composto por 4 ou 5 panelas com tampas que se encaixam, perfeitamente e cujo tamanho atende a 8 pessoas. Mas, caso não seja possível, 3 ou 4 panelas com tampa já são suficientes.

Uma boa equipe logo vai perceber o tamanho das suas necessidades de: detergente, óleo de cozinha, sal, vinagre, açúcar, achocolatado, etc. para determinar o tamanho de garrafinhas pet ou recipientes bem tampados, que devem ser repostos antes de cada atividade. Assim irá economizar uma boa grana (9º artigo da Lei).
Se forem mais espertos, vão perceber que umas tampas extras com furos irá facilitar o uso durante os acampamentos e evitar desastres durante o transporte.

Um galão para água é imprescindível, ele pode ser de 10 litros (leve), sempre mantido fechado para evitar que suje internamente, o qual pode ter uma torneira. Isso é o normal, mas com certeza sua Patrulha vai ser admirada se seu campo possuir água encanada (hastear o galão, canalizar com mangueira com torneira no lava pratos).

Se desejarem podem deixar prontos tripés para lampião ou lavatório. Basta furar cabos de enxada, e já amarrar o cabo. Se preferirem fazer as amarras, um cabos já instalado na madeira na altura e medida adequada vai economizar alguns tostões, além de dar qualidade à pioneiria e servir no transporte.


Outros cabos de enxada podem recebem canos de ferro para servir como encaixe para juntar duas madeiras e aumentar o seu comprimento, podendo ser utilizados no toldo ou em pioneirias mais altas.

Possuir espeques diferenciados para o toldo é uma boa dica, basta cortar e dobrar ferros de construção e pintar com as cores da Equipe.

Ter cabos e cordas, devidamente identificadas, no tamanho ideal para montar o toldo vai ajudar bastante a vencer essa temível tarefa de campo.

As ferramentas devem possuir capas de couro, ou na sua falta capas feitas com jornal dobrado e grampeado, para evitar acidentes ou danos no transporte. Devem estar afiadas e com uma camada de óleo de linhaça para proteger da ferrugem. Devem possuir bons cabos e podem estar pintadas com as cores da Equipe.

Possuir alguns elásticos de motoqueiro pode ajudar a acondicionar esteiras e madeiras, produzindo feixes pequenos para acomodar mais facilmente no transporte. Algumas pernas de calça jeans velhas costuradas podem passar a ser sacos para espeques e ferramentas.


Ao retornar de uma atividade, um bom acampador costuma verificar sua lista, anotando o seguinte:
a) o que foi levado em pouca quantidade.
b) o que era desnecessário e poderia ser dispensado;
c) o que foi esquecido ou estava danificado.
Assim, estão sempre melhorando a sua lista.

É claro que todos esses materiais devem ter um local adequado para guardar no Canto de Patrulha ou no almoxarifado do GE.

Página criada em 11/05/2010 e alterada em 05/09/2021.