Na segunda e terceira noites
Se o acampamento é só de final de semana, ou se vamos na sexta à noite para já começar a montar o campo, não precisamos programar nada para a penúltima e a antepenúltimas noites de acampamento. Mas, quando a atividade envolve mais dias de atividades, o que fazer na segunda e terceira noites, pois a última noite geralmente é dedicada a um Fogo de Conselho.
E você já sabe: jovens sem uma atividade programada, vão inventar algo para fazer. É melhor então ter uma atividade programada.
Nas grandes atividades regionais e nacionais fazem show de música popular. Rezo sempre para quem escolhe esse show, tenha bom gosto musical e o bom senso de escolher algo de bom, pois uma grande quantidade de jovens reunida só deve receber bons estímulos.
Mas, sei que a boa vivência escoteira é lá na tropa com 2 ou 4 patrulhas. Então deixa eu contar sobre meus bons tempos de chefe de tropa, já fizemos algumas atividades legais, nas quais você pode se inspirar para fazer coisas ainda melhores.
Em alguns acampamentos fizemos uma roda de canções. Tanto com o ramo escoteiro como com Ramo Sênior. Você pode repetir quantas vezes quiser, pois cada vez é sempre diferente uma da outra. Coisa simples, mas eficaz para uma hora ou 90 minutos de boa diversão.
Formem um círculo numa fogueira ou num canto de patrulha que comporte a princípio em pé, e depois sentados, encostados ou deitados (providencie bancos, plásticos ou lonas). O dirigente informa que todos terão a chance de puxar uma canção escoteira (apenas dar o início), que todos continuarão a cantar juntos. Ou seja, cada um vai sugerir um “cante essa”. Entretanto, ela não pode ser uma das que já foram cantadas nesta noite. E que haverá um prefixo musical entre a troca de músicas.
Assim explicado, indique o sentido que vai rodar o círculo e você começa a cantar, dançar e bater palmas o:
Tal, tal, tal, vira, vira, vira.
Tal, tal, tal, vira bacalhau. (BIS)
Ai, você puxa o início da primeira canção e todos continuarão juntos. Você pode esperar a música acabar, ou apenas diminuir o interesse, para já puxar o “tal, tal, tal”. E o seguinte no círculo principiar uma nova canção. E assim vai seguindo. Já fizemos com duas e três voltas completas, depende da quantidade de participantes, pois afinal são umas 500 músicas escoteiras.
Se alguém não sabe ou repete uma canção já entoada, dá-se uma nova chance, cantando novamente o nosso prefixo musical.
Já vi as bandeirantes usarem, creio que como uma homenagem à santa padroeira delas o:
Catarina de naiá.
Dolores bigodi.
A luna ficou clara,
Que eu não pude mais dormir.
Tará.
Uma outra opção é fazer um show de calouros, cada equipe, em substituição aos esquetes, deve apresentar: uma dupla caipira: um conjunto de rock: uma cantora de MPB. E o dirigente deve chamar um estilo musical por vez, e promover uma eleição com três jurados para indicar o primeiro, segundo e terceiro colocados.
No arrasto desse show, numa outra atividade, como estava no início da MTV e suas apresentações de vídeo clip, e sua premiação para vários artistas, nós fizemos a entrega do troféu clipe de ouro. Era um grande clip daqueles de papel, que pintamos de dourado, colado numa madeira que virou um pedestal.
Fizemos um concurso com as seguintes atrações:
a) quem comia macarrão mais rapidamente, um prato para cada equipe com um longo barbante que deveria ser comido (chupado) pelo candidato, o mais rapidamente possível.
b) uma apresentação de mágica;
c) uma sátira de uma propaganda de TV.
Outra boa opção é fazer um passeio noturno em lugares que não possuam nenhuma iluminação, com todas as lanternas apagadas, e logo, todos vão perceber que os olhos se acostumam com a escuridão e passam a conseguir enxergar. Com sorte e algum silêncio poderão ser observados animais e aves.
Teve uma vez que fizemos com os Sêniores um horário de propaganda eleitoral gratuita. Tinha candidatos para presidente, governador, deputados e senadores, cada um com o seu minutinho de glória.
É claro que você pode criar as suas novas opções. Eu mesmo, se tivesse oportunidade, faria um concurso de conversa com o espelho de camarim. Aproveitaria uma moldura para fixar algumas destas lanternas de segurança para iluminar o rosto do artista, que deve conversar com seu espelho sobre um assunto que indicaríamos. Ah, e para modernizar mais um pouco, colocaria uma câmera para filmar as performances e talvez postá-las na Internet.
Como diz um provérbio inglês: “É mais fácil caçar moscas com mel que com vinagre“.
Página criada em 17/04/2016.