O ESCOTEIRO FELIPE:
Na quinta-feira passada, dia 19/02/2015, estive reunido com vários amigos de longa data. Amigos que eu aprendi a gostar por causa do Escotismo. Afinal, “O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros”.
Bem, dentre estes amigos estava o chefe Renato Breneizer, “pai” do escoteiro Felipe". Mas, alguém pode reclamar que não foi no casamento e nem viu nenhuma barriga crescer.
Vão continuar reclamando, pois “O Escoteiro Felipe" é o nome do livro lançado pelo chefe Renato em junho de 2014, portanto seu pai.
Eu levei duas latinhas de Coca-Cola que comprei como presente para ele no Canadá, pois ele coleciona estes objetos.
E ele me presenteou com a sua obra. É claro que eu queria comprar o livro, e ainda mais com seu autógrafo, porém, como ele quis retribuir meu presente, acabei comprando outro exemplar para presentear um outro amigo nosso.
Mas, o que eu tenho para dizer de mais importante, é que eu estou adorando o livro, já estou quase terminando, e vou fazer alguns comentários para vocês. É um livro para jovens lerem, mas que contém quase todas as dicas que os escotistas necessitam para turbinar suas atividades.
Mas, hoje fica apenas essa historinha e a foto, da capa do livro e do seu autor.
Comprar este Livro ou na Livraria. |
Iniciou como Escoteiro Sênior no 189ºSP Grupo Escoteiro Irapuã, sendo seu monitor o hoje chefe Alfredo Sanseverino. Quando atingiram a idade de pioneiros, por ideia dele, fundaram juntos o 90ºSP Grupo Escoteiro Aguias do Leste, em setembro de 1982.
Em pouco tempo ele assumiu como chefe de grupo. Em seguida foi Comissário Distrital, onde realizou um grande trabalho. Recebeu Insígnia da Madeira do ramo Escoteiro. Posteriormente adentrou à antiga ERA. Equipe Regional de Edestramento, tendo recebido sua terceira conta como DCB.
Ele é um entusiasta do escotismo. Ajudou a fundar muitos grupos escoteiros.
Hoje é diretor presidente do 283ºSP Grupo Escoteiro Suçuarana, membro da Comissão de Ética Regional e da Equipe Regional de Formação de Adultos.
-- Segundo comentário do chefe Alfredo: "É um entusiasta, um humanista, um verdairo escoteiro e um grande amigo. Me sinto orgulhoso por ter ensinado a ele os primeiros nós como seu monitor. Ele. é uma de minhas medalhas", .
|
No Grupo Escoteiro no qual o chefe Renato é Diretor Presidente as reuniões acontecem domingos. E domingo passado foi dia de eleições, nesta ocasião ele fez uma atividade para cada um dos jovens fazerem na sua própria casa, pois seria um dia sem reunião. Mas, a idéia é excelente e não precisa esperar novas eleições para ser feita por nós, em nossos grupos.
E como eu sempre digo as melhores ideias são sempre as mais simples.
Ele fez uma lista VEJA de 75 (uma para cada um dos números de um Bingo), factíveis tanto por Lobinhos como por Escoteiros Sêniores, etc. Colocou num envelope lacrado, entregue para cada jovem uma semana antes para ser aberto apenas no horário determinado da reunião. Dentre havia a lista e uma cartela de Bingo, pois cada jovem deveria cumprir as tarefas de três "tchinquinhas", que descobri , em português tem nome de cinquinas. Então sempre serão sempre doze tarefas a serem cumpridas.
E montou um esquema de enviar esse cumprimento. Pelo FaceBook do Grupo.
Ele não estabeleceu uma competição, pois acho que não era oobjetivo dele no momento.
Mas, deixo aqui minha variante: se você quiser, pode criar um distintivo para o primeiro jovem de cada ramo que cumprir as doze tarefas e uma eficiência para a equipe de cada ramo que primeiro completar cinco jovens com suas tarefas cumpridas. Use transfer para fazer os distintivos e eficiências. |
Agradeço a colaboração do chefe Alfredo Sanseverino que nos ajudou com a biografia do nosso amigo Chefe Renato.
|