Escotismo em Juiz de Fora |
ASSOCIAÇÃO ESCOTEIRA AYMORÉ - JUIZ DE FORA - MG
Funcionando desde 1915, atualmente o 1º-MG - GRUPO ESCOTEIRO AIMORÉ, da cidade de Juiz de Fora no estado de Minas Gerais, assim como muitos outros grupamentos de escoteiros por todo Brasil, tiveram início a partir da segunda metade da década de 1910, motivadas pela Campanha Nacionalista desfraldada pelos poetas Olavo Bilac e Coelho neto.
Quase todas foram filiadas a ABE (Associação Brasileira de Escoteiros) com sede na cidade de São Paulo-SP.
Naquela época, o Grupamento que atingisse mais de 2 Tropas Escoteiras, obrigatoriamente, tinha que se constituírem em uma Associação com registro em Cartório.
De Grupamento Escoteiro ou também denominados de Batalhão de Escoteiros, o atual 1º-MG - Grupo Escoteiro Aimoré, constituiu a ASSOCIAÇÃO ESCOTEIRA AYMORÉ, tendo como registro a numeração 19ª Associação Escoteira filiada a ABE.
Teve sua sede inicial, a Rua Antônio Dias Tostes no bairro Grambery em Juiz de Fora - MG e atualmente fica localizada na
Rua Carlos Palmer, 647 - Vila Ozanan, na mesma cidade.
Como registro fotográfico, temos 6 (seis) fotografias tiradas na década de 1950, todas pertencentes ao Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo, divulgadas no site de Mauricio Lima Corrêa - RESGATANDO O PASSADO - A HISTÓRIA DE JUÍZ DE FORA.
OBS: Por ter sido tirada na Década de 1950, pelas fotografias, podemos ver além da arquitetura da sede, mobiliários, quadros de vultos famosos, materiais escoteiros, como a famosa carrocinha, um bebedouro feito com uma pipa ou barril de madeira, quadros com pedras (minérios) e com crânios de animais, ossos, 2 (dois) capacetes militares de ferro provenientes a Revolução Constitucionalista de 1932, além de paredes contendo peles e animais empalhados, bem como, prateleiras repletas de vidros contendo cobras e répteis conservados em álcool. Nestes idos, era muito comum essa cultura de captura de animais e expô-los como troféus. Hoje é antiecológica.
|
A fonte desta página é uma publicação do chefe Fábio Neiva no Facebook em 19/03/2020. |
Página criada em 27/04/2021. |