Inspeção para escotistas

INSPEÇÕES EM ATIVIDADES ESCOTEIRAS

Normalmente, antes de se iniciar qualquer atividade escoteira externa e principalmente em acampamentos e Reuniões de Tropas Escoteiras, recomenda-se fazer uma Inspeção nas Patrulhas Escoteiras.

Embora esta recomendação atualmente não seja mais tão significativa, ainda encontramos nas literaturas disponíveis,pequenas observações como no livro:

OS PRIMEIROS MESES DE UMA NOVA TROPA ESCOTEIRA
MONTAGEM do Escritório Nacional da UEB

ELEMENTOS DE UMA REUNIÃO DE TROPA

1. Cerimônia de Abertura
É um momento solene, em que a Tropa forma em “ferradura” frente ao mastro da Bandeira, e onde se realizam os seguintes atos:

a) Formação da Tropa 
b) Boas vindas

c) INSPEÇÃO - Para que a cerimônia aconteça com solenidade, o Chefe pode solicitar que os Monitores façam uma inspeção simples em suas patrulhas, verificando o uso do traje / uniforme, o asseio e a boa postura de todos.

d) Hasteamento da Bandeira 
e) Oração 
f) Avisos

Já numa abordagem mais específica, podemos encontrar no pequeno manual "COMO FAZER INSPEÇÕES NAS PATRULHAS", escrito pelos chefes Elmer S. Pessoa e Lenita A. Pessoa, em suas Reflexões de um Velho Lobo - Místicas e Tradições do Movimento Escoteiro, observam:

"Todos sabem que somos julgados pelo público pela nossa aparência. Sabemos também, como diz o ditado, que a primeira impressão é a que fica. Não existe a possibilidade de deixarmos pela segunda vez, uma primeira boa impressão! Isto são fatos e, portanto, temos que nos preocupar com eles! ....E, todos nós, Chefes de Tropa, sabemos que a Tropa é inspecionada através das Patrulhas, pois estando elas em perfeita ordem, a Tropa será consequência.
A inspeção é uma ótima oportunidade para que a chefia da seção vá corrigindo os erros de uniforme/vestuário e, com o passar do tempo, a Tropa tenderá a perfeição".

No livro CURSO TÉCNICO RAMO ESCOTEIRO da UEB, encontramos no capítulo Inspeção de Gilwell:

Histórico - Desde os primórdios do escotismo que as inspeções
fazem parte de seu Método Educativo, quer seja como colaborador na formação do caráter, no desenvolvimento do garbo e da disciplina ou até como fator organizacional.

Objetivos Educativos

Como elemento de apoio educacional é utilizado no Método escoteiro e no Programa de Jovens, trabalhando alguns temas, tais como:
a. Ajudando a trabalhar a higiene pessoal e do ambiente em que vive;
b. Evidenciando o garbo e a disciplina, requeridos na preparação e durante a atividade;
c. Trabalhando a união e a cooperação coletiva, vivenciados pelos jovens integrantes da pequena comunidade (patrulha);
d. Motivando a criatividade, democracia e as atividades físicas:
e. Criando hábitos, introduzindo noções e estabelecendo medidas.

Baden Powell sempre teve uma preocupação muito grande com a postura de um escoteiro, além da disciplina ele fazia uma recomendação especial em relação ao Uniforme Escoteiro:
“A farda escoteira, pela sua uniformidade, constitui agora num laço de fraternidade entre os rapazes do mundo inteiro”. O uso correto do uniforme e a elegância na aparência de cada Escoteiro, individualmente, torna-o um motivo de crédito para o nosso Movimento. Mostra que está orgulhoso de si mesmo e da sua tropa. Pôr outro lado um escoteiro desleixado, mas vestido, pode causar aos olhos do público, uma péssima impressão sobre todo o movimento. Mostrem-me um desses tipos e lhes afianço que provarei que ele é um daqueles que não conseguiu pegar o verdadeiro Espírito Escoteiro e não se orgulha de ser membro da nossa Grande “Fraternidade”. Baden-Powell

Hoje por conta de uma certa liberalidade, muitos dirigentes Escoteiros se esquecem dessas premissas, renegando o Espírito e as Tradições deixadas pelo nosso Fundador, abrindo mão de Valores que são intrínsecos ao nosso Movimento Escoteiro. Infelizmente o relaxamento e o descaso, nos levam a nossa descaracterização.

Para os que quiserem conhecer mais sobre o MANUAL "COMO FAZER INSPEÇÕES NAS PATRULHAS", acesse:

http://www.lisbrasil.com/…/ManualDeInspecoesNasPatrulhas.pdf

 


Esse texto e as imagens foram disponiblilizadas por Fabio Neiva, em 21/06/2016.

Página criada em 23/06/2016.