:: Lis Brasil ::
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O RAMO ESCOTEIRO |
SUGESTÃO: 7.a.1 Como eu me vejo
1) sentar em círculo e cada um terá a sua vez de descrever como se vê; 2) oriente para que cada um mostre seus pontos positivos e negativos. OBS: melhor se realizado no fim da noite.
SUGESTÃO: 7.a.2 Defeito detestável
1) dizer que todos nós temos defeitos, mas na maioria das vezes esses defeitos, em nós passam desapercebidos ou até mesmo são considerados virtudes; 2) entregar dois papéis a cada jovem, um com o nome de um participante e outro para relatar um defeito ou atitude que aquela pessoa adotou e que julga não aconselhável; 3) deve fazer uma boa descrição do fato, mas sem apontador a pessoa que o fez; 4) colocar todos os papéis num chapéu, para então ir retirando as descrições para a leitura; 5) orientar que todos os participantes devem avaliar se são eles os alvos das críticas 6) conceder 1 minuto para uma auto-análise sobre as atitudes próprias que devem ser melhoradas. OBS: ressaltar que várias pessoas foram ilustradas, mas nós nos encaixamos em muitas atitudes.
SUGESTÃO: 7.a.3 Jogo da verdade
1) sentar em círculo após um dia de atividade; 2) passar uma vara mágica para que cada um fale uma crítica, um elogio a outra pessoa, ou uma confissão de um momento desagradável ou agradável ocorrido na atividade. OBS. dependendo do grau de entrosamento da turma e do dirigente do jogo, pode-se autorizar ou não a divulgação da pessoa ilustrada na descrição.
SUGESTÃO: 7.a.4 Meu ponto alto, meu ponto baixo
1) sentar em círculo após um período de atividade; 2) cada um deve ter a sua oportunidade de relatar o seu ponto alto e o seu ponto baixo. OBS: esses pontos são momentos acontecidos durante o dia, nos quais cada um gostou de si mesmo ou detestou as suas atitudes.
SUGESTÃO: 7.a.5 Ele é melhor que eu
1) iniciar dizendo que devemos procurar pontos positivos nas pessoas, só assim conseguiremos conviver com os pontos negativos que todas pessoas tem, até mesmo cada um de nós; 2) sentados em círculo cada jovem deve ter a sua chance de relatar um fato ocorrido que demonstre uma atitude elogiável de uma outra pessoa do grupo; 3) só depois da descrição do fato é que deve ser indicada a pessoa.