Coral Pio XI

Discografia Escoteira Coral Pio XI:

b) 1965 LP Nossos hinos, nossas Canções, com interpretação do Coral Pio XI, pela gravadora Chantecler, com 14 músicas escoteiras.

Capa do LP do Coral Pio XI, gravado em 1965Não tão conhecido quanto o LP “SEMPRE ALERTA”, (disco de vinil), gravado pelo memorável “TRIO IRAKITAN” através da gravadora ODEON Records, lançado no ano de 1964 e que durante muitos anos, foi a principal referência discográfic

a escoteira no Brasil, o LP “NOSSOS HINOS, NOSSA CANÇÕES” de autoria do Coral Pio XI, foi lançado pela Gravadora CHANTECLER em 1965, durante a realização do 1º JAMBOREE PAN-AMERICANO no Rio de Janeiro, embora tenha sido um grande sucesso, logo se esgotou em seu próprio lançamento.

Contra-capa do LP do Coral Pio XI, gravado em 1965

Acredito que devido a uma produção limitada, este LP, não teve a mesma perpetuação e o sucesso que alcançou o LP SEMPRE ALERTA, do Trio Irakitan, mas, vale salientar sua excelente produção e sonoridade, com uma seleção de músicas e canções tradicionais escoteiras, destacando-se a canção “JAMBOREE PAN-AMERICANO”, letra do Maestro Oswaldo Urban.

O fato inusitado é que por falta de conhecimento ou a devida divulgação, este 1º JAMBOREE PAN-AMERICANO, realizado em 1965 na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, tivemos o que muitos até hoje imaginam, que este evento teve 2 (dois) hinos. Na verdade, só tivemos um hino oficial, “PRIMEIRO JAMBOREE PAN-AMERICANO”, aquele de música e letra de Dr. João Ribeiro dos Santos, com arranjos do maestro Flávio Araújo Garcia e interpretado pelos componentes do “Conservatório Musical Adventista”, gravado pelos estúdios da Bossa Nova Gravações LTDA da cidade de São Paulo-SP VEJA.

O LP “NOSSOS HINOS, NOSSAS CANÇÕES” de 1965, lançado pela gravadora CHANTECLER, com 14 músicas tradicionais escoteiras VEJA, escolhidas “a dedo” de forma primorosa e com arranjos do maestro Oswaldo Antônio Urban, regente do Coral Pio XI, de Campinas-SP.

O fato mais interessante nesta produção fonográfica, é que os componentes do Coral Pio XI eram escoteiros, pertencentes ao único Clã Coral Escoteiro do mundo.

O REGENTE

O maestro Oswaldo Antonio Urban

O maestro Oswaldo Antônio Urban, de 98 anos, nasceu em 1919 na cidade de Leme-SP, a cerca de 90 km de Campinas. Seus pais eram músicos e passaram para toda família essa paixão. Ele estudou também no Conservatório Musical Maestro Julião, em São Paulo, e fez curso de música em Nápoles, na Itália.

Participou da fundação do coral Pio XI, em 1948, foi cantor por poucos meses e depois passou a reger o grupo durante 70 anos de sua trajetória na música. Esse período de regência do Coral PIO XI, lhe rendeu o título de “regente há mais tempo à frente de um mesmo coral”, outorgado pelo Ranking Brasil.

O maestro Oswaldo A. Urban faleceu recentemente na tarde do dia 04/09/2018, após três dias de internação em um hospital da cidade de Campinas-SP VEJA.

A GRAVADORA

A gravadora Chantecler, assim como oSelo do lado 1 do LP do Coral Pio XI, gravado em 1965utras grandes gravadoras do Brasil, tem sua origem na associação entre gravadoras internacionais e empreendedores nacionais.

A Chantecler, nome derivado da expressão francesa chant clair (algo como “canto claro”) e tendo a imagem de um galo como seu logotipo. Surgiu em 1956, fruto da associação entre a subsidiária brasileira da gravadora norte-americana RCA-Victor e a Cássio Muniz S/A, contratada para a distribuição dos seus discos e equipamentos quase três décadas antes.

Gravadoras nacionais como a Chantecler foram as responsáveis por um trabalho fundamental de documentação da música popular brasileira, registrando os trabalhos de artistas populares, muitos deles vinculados à música regional, num momento em que as grandes empresas do setor praticamente ignoravam a existência desse mercado.

A gravadora CHATECLER, teve duas fábricas, ficando a Matriz em São Paulo e uma Filial no Rio de Janeiro.Selo do lado 2 do LP do Coral Pio XI, gravado em 1965

NOTA: Esta excelente produção fonográfica de alto valor histórico e musical escoteiro, foi resgatada e disponibilizada pelo meu dileto amigo e irmão escoteiro, Ch. Paulo Cabello.

Clique para conhecer as 14 faixas deste disco.
Algumas faixas deste disco viraram filme:  Jamboree Pan-americano e Lei Escoteira.
Agradecimentos ao texto da publicação, cedido pelo chefe Fábio Neiva.
Página criada em 29/08/2018 e alterada em 10/09/2018.