dos Pioneiros

 

Ramo: Pioneiro

Ramo Lobinho

Nome: São Paulo de Tarso

São Francisco de Assis

Padroeiro: Malta e dos Pioneiros

Protetor: dos fabricantes de tendas e
               contra os males de mordidas de cobra

Biografia: São Paulo nasceu na cidade de Tarso da Cecília, aproximadamente no ano 10 d.C. Fariseu da tribo de Benjamim, perseguia os cristãos e era um dedicado oponente da Igreja, estando inclusive presente ao martírio de São Esteves. 

Tal procedimento cedeu lugar a uma radical transformação, fruto de uma visão que teve na estrada de Damasco, onde uma luz de brilho intenso o deixou cego. Sua visão foi restabelecida somente após ter sido batizado por Ananias. Convertido, retirou-se para o deserto, onde entregou-se aos êxtases da revelação cristã durante dois anos de solitária contemplação. 

Retornando à Damasco, começou a pregar sua fé com grande habilidade. Durante sua vida, realizou três grandes jornadas missionárias. A primeira foi no Chipre e, posteriormente, na Tunísia, onde estabeleceu comunidades cristãs na Antiópia (moderna Turquia), Psidia, Iconium e por toda a Ásia Menor, sempre acompanhado por Barnabé e Marcos. Paulo foi o mais ardente missionário entre as populações pagãs do Império Romano. 

Sua segunda jornada iniciou-se no ano 50 d.C., viajando da Ásia Menor para a Macedônia e Grécia. Nestes locais, além de organizar a comunidade cristã, exerceu grande atividade apologética e política. As epístolas paulinas dessa época são, talvez, as primeiras do Novo Testamento. 

Três anos depois, retorna à Palestina, chegando à Antioquia entre 53 e 54 d.C. Na sua terceira grande jornada missionária, ele foi para a Grécia, e passou 2 anos em Epheus, retornando a Jerusalém 5 anos depois. Ao retornar, foi atacado por inimigos dos judeus, e salvo milagrosamente por um esquadrão de soldados romanos. Sob o comando de Nero, Paulo foi preso e colocado em confinamento, onde escreveu o que seria o seu destino, na sua segunda carta a Timóteo(4:6-8). Paulo então teria sido decapitado, conforme relato de Tertuliano. 

A doutrina de São Paulo está contida em suas 14 epístolas canônicas. Nelas, em estilo rico e enérgico, dramatizado de poderosas imagens, vivifica os dogmas fundamentais da teologia cristã. Sua posição, decididamente cristocêntrica, leva-o à visão redentora do Cristo-Deus glorioso. O universalismo religioso de Paulo, acima das diferenciações raciais, sociais, econômicas e geográficas, é a síntese suprema do Cristo, cuja unidade enlaça o próprio cosmo.

Oração: São Paulo, incansável Apóstolo dos gentios, em Éfeso destruístes livros que prejudicavam o povo. Olhai agora para todos nós. Estais vendo que uma imprensa escrita, falada e televisada vai arrancando a fé e minando os bons costumes do nosso povo. 

Santo Apóstolo, iluminai os jornalistas e escritores que trabalham na comunicação: que espalhem somente mensagens construtivas. Daí a todos coragem, para que evitem tudo quanto se opõe à libertação e promoção das pessoas, famílias, comunidades e nações. 

Alcançai-nos a graça de sermos cristãos ativos. Que aprendamos a discernir, com senso crítico, as mensagens que recebemos diariamente das leituras, do rádio, da televisão e do cinema, dos audiovisuais em geral. E possamos divulgar, de acordo com nossa capacidade e possibilidade, uma imprensa que orienta para Deus, promove o conhecimento da verdade e ajuda o bem estar temporal e eterno de todos. Amém. 

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. 

 


Os textos foram obtidos em http://www.santospadroeiros.com.br/ que vale ser visitado, pois indica até os patronos de cada profissão e os santos de cada dia.


Página crida em 01/06/2016.