Ramo Sênior outra história

História do Ramo Sênior por Rubem Suffert
Ramo Sênior

Baden-Powell, quando fundou o Escotismo, criou somente os Ramos Lobinho, Escoteiro e Pioneiro e estes foram os três ramos implementados inicialmente no Brasil.

Criação da Tropa Sênior do 075ºRJ GEAr Baden-Powell

Em 20 de fevereiro de 1944, durante um acampamento de carnaval, chefes do grupo se reuniram e aprovaram a proposta de criação de uma nova seção para rapazes acima de 15 anos, no intuito de aumentar o nível dos desafios para eles, proposta feita pelo Chefe Aldo R. Toledano com o nome de “Escoteiros Seniores”, e o mesmo se ofereceu para dirigir a nova seção e foi imediatamente aceito para o cargo.

Em 8 de março de 1944, foi autorizada em carácter experimental o funcionamento da tropa pela FBEAr. Não foi aceito o uso do termo “experimental” já que para o grupo a criação seria um caminho sem volta.

O GE do Ar Baden-Powell juntamente com o Guilhermina Guinle, liderado por João Ribeiro dos Santos, e o São Pedro de Cascadura, liderado por Geraldo Hugo Nunes, foram os primeiros grupos a iniciar o Ramo Sênior, porém oficialmente a Tropa Sênior do Baden-Powell foi a primeira no Brasil, já as outras iniciaram somente em dezembro de 1944.

Foi escolhida a cor grená, para os escoteiros “seniores” se diferenciarem dos escoteiros “juniores” e foi introduzida a Tropa Sênior do 075ºRJ em 24 de abril de 1944.

(texto reproduzido - de Enzo Nobre do 075ºRJ)

Fonte: publicação no FaceBook de 09/01/2019.
Página criada em 14/01/2019.