Última Carta de Baden-Powell ao Público em Geral
Minha vida tem sido intensamente feliz, não só em meu próprio círculo de amizades, mas também pelo mundo afora. Eu gostaria antes que eu me vá, dizer o quanto agradecido estou a centenas, senão milhares, pelas intenções que têm tido comigo.
Esta boa vontade não se limita a somente meus compatriotas, já que homens de outras nacionalidades me têm brindado sua amizade da mesma forma. Isto se deve não a algo que eu tenha feito por eles, já que em muitos casos eles são totalmente desconhecidos para mim, senão que tem sido a expressão, por sua parte, da bondade de seu caráter.
Isto tem ajudado muito para fazer que minha vida tenha sido tão exitosa, e por essa razão espero que este mesmo espírito de bondade esteja inculcado e desenvolvido ainda mais na próxima geração, para que mais, vidas sejam mais felizes e a prática, não só o preceito, de ideal cristão de paz e boa vontade entre os homens cheguem a generalizar-se.
Olhando para trás de uma existência de mais de oitenta anos, me dou conta de tão curta é que a vida e de que pouco valem o ódio e a luta política. A coisa mais importante é empenhar-se e por um pouco de felicidade na vida dos outros. Sinceramente vosso.
Sir Lord Robert Baden-Powell of Gilwell
Anexamos abaixo cópia desse texto, pois foi publicado em espanhol no site: http://www.geaimores.org.br, acima traduzido livremente por Paulo Cabello.
Última Carta de Baden-Powell ao Público em Geral
Mi vida ha sido intensamente feliz, no sólo en mi propio círculo hogareño, sino también en el mundo fuera de él. Me gustaría, antes de que me vaya, decir cuán agradecido estoy a cientos -si no miles- por las atenciones que han tendido conmigo.
Esta buena voluntad no ha estado limitada solamente a mis compatriotas, ya que hombres de otras nacionalidades me han brindado su amistad de la misma forma. Esto se debe, no a algo que yo haya hecho por ellos, ya que en muchos casos ellos han sido totalmente extraños para mí; sino que ha sido la expresión, por su parte, de la bondad de sus caracteres.
Esto ha ayudado mucho para hacer que mi vida haya sido tan dichosa, y por esa razón espero que este mismo espíritu de bondad sea inculcado y desarrollado aún más en la próxima generación, para que más vidas sean más felices, y la práctica, no sólo el precepto, del ideal cristiano de paz y buena voluntad entre los hombres, llegue a generalizarse.
Viendo hacia atrás una existencia de más de ochenta años, me doy cuenta de lo corta que es la vida y de lo poco que valen la ira y la lucha política. La cosa más importante es empeñarse y poner un poco de felicidad en la vida de otros. Sinceramente vuestro,
Sir Lord Robert Baden-Powell of Gilwell
:] Página criada em 06//07/2011.