Primeiros Socorros e segurança

:: Lis Brasil ::


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O RAMO ESCOTEIRO
idéias de jogos e tarefas para treinar e praticar conhecimentos úteis

Além de atividades ligadas às etapas de progressão, podemos introduzir outros assuntos interessantes e até mesmo assuntos que são ou já foram classe. Abaixo relacionamos algumas sugestões de atividades práticas sobre cada um dos assuntos relacionados:


1- FRATERNIDADE

    2- SEGURANÇA E PRIMEIROS SOCORROS

    3- COMUNIDADE

       

       

       

      4- AR LIVRE

        5- TÉCNICAS ESCOTEIRAS

        6- COMUNICAÇÕES

          7- VALORES

          2 - SEGURANÇA

          2.a Fraturas, entorses e luxação retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 2.a.1 Equipamento de socorro
          1) solicitar que as equipes improvisem um saco de gelo, duas talas e 2 metros de gaze; 2) orientar para que as talas sejam macias, mas ao mesmo tempo duras.

          SUGESTÃO: 2.a.2 O que é que é
          1) fornecer o texto existente no Guia Escoteiro sobre esse assunto: 2) solicitar que as equipes desenhem: uma fratura; um entorse, luxação e fratura exposta.

          SUGESTÃO: 2.a.3 Imobilização
          1) pedir para imobilizarem um dedo; 2) quando terminarem solicite para imobilizarem um braço; 3) para encerrar pedir para imobilizarem um ombro.

          SUGESTÃO: 2.a.4 Boa tipóia
          1) pedir às equipes para inventarem uma forma de fazer uma tipóia, com pouca movimentação do braço do acidentado; 2) para comprovar o trabalho o acidentado deve segurar uma sineta.

          SUGESTÃO: 2.a.5 Conhecendo o tamanho
          1) fornecer às equipes 2 ou 3 gazes de crepe; 2) solicitar que escolham o que imobilizar, de acordo com o tamanho do material fornecido.

          2.b Estado de choque retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 2.b.1 Características do choque
          1) avisar que na próxima semana deverão simular e maquiar um jovem para caracterizar o estado de choque; 2) para tanto devem fazer uma pesquisa para trazer uma descrição das características do estado de choque

          SUGESTÃO: 2.b.2 A preferência de socorro
          1) os jovens de uma das equipes serão espalhados no campo com fichas descrevendo o tipo de acidente; 2) uma outra equipe deve construir macas, recolher os feridos e colocá-los na porta da enfermaria; 3) ao final,devem justificar a preferência de socorro que eles determinaram. OBS: sugestões de fichas: 1- apertando o estomago e sangrando pela boca; 2- braço quebrado; 3- fratura exposta na perna; 4- inconsciente e com rosto vermelho; 5- mão direita no peito e braço esquerdo formigando; 6-


          2.c Afogamento e respiração boca a boca retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 2.c.1 Encenação do afogado
          1) solicitar que as equipes preparem uma encenação; 2) o tema da encenação é a retirada da água e salvamento de um afogado; 3) as apresentações podem ser gravadas (em vídeo ou cassete) para facilitar a avaliação da melhor apresentação.

          SUGESTÃO: 2.c.2 Nadar com roupa
          1) jogar 4 bolas numa piscina e ao sinal do apito; 2) ao sinal do apito um representante de cada equipe deve salvar a bola; 3) só deve ser permitida a retirada dos calçados. OBS: existem pessoas que não permitem nadar com roupa escolha os representantes dentre os jovens com habilidade suficiente.

          SUGESTÃO: 2.c.3 cinco formas de retirar d'água
          1) pedir para listarem e demonstrarem 5 formas para retirar um afogado d'água; OBS. Detalhe importante: ninguém pode entrar na água para executar o salvamento.

          SUGESTÃO: 2.c.4 Cartaz e encenação respiração boca a boca
          1) pedir às equipes para criarem um cartaz e uma encenação demonstrando como se aplicar a respiração boca a boca; 2) montar uma exposição com os cartazes e um painel com as encenações.

          SUGESTÃO: 2.c.5 Segurança para evitar afogamento
          1) pedir às equipe um plano com sugestões técnicas para evitar um afogamento; 2) vence equipe que apresentar maior número de sugestões.


          2.d Choque elétrico e escapamento de gás retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 2.d.1 Encenação eletrizada
          1) solicitar que as equipes preparem uma encenação; 2) o tema da encenação é o salvamento de uma pessoa ainda conectada a um fio eletrizado; 3) para animar um pouco mais, vence a equipe que executar mais rápido e correto. OBS. as apresentações podem ser gravadas (em vídeo ou cassete) para facilitar a avaliação dos acertos e defeitos das apresentações.

          SUGESTÃO: 2.d.2 Desligando tudo
          1) cada jovem deve relacionar num papel, onde e como são desligadas as chaves de energia elétrica: da sua residência; da sua escola; da sede do seu grupo escoteiro; 2) o chefe deve mostrar como se procede na sede. 2) guardar os papéis e pedir para durante a semana, reverem essas informações; 3) na próxima semana pedir para cada jovem comentar o seu relato anterior e posterior. OBS: recomendar que obtenham ajuda de pessoa adulta para buscar as informações na sua casa, do zelador ou outro funcionário da escola. Pedir que obtenham dicas sobre: se a chave é tipo: faca, disjuntor ou outra; se os fusíveis são tipo: rolha, cartucho, etc.

          SUGESTÃO: 2.d.3 Resgate cheiroso
          1) providenciar uma sala com fumaça (latas de 20l queimando capim verde); 2) dentro deve haver um boneco (roupas cheias de capim) para ser resgatado. OBS. vence a equipe que executar o salvamento mais rápido e seguro.

          SUGESTÃO: 2.d.4 Situações de risco
          1) pedir às equipes para criarem um cartaz com ilustração ou descrição de situações que possam gerar situações de fuga de gás e de acidentes com energia elétrica; 2) montar uma exposição com os cartazes. OBS: posteriormente, pedir para fazerem sobre como evitar esses tipos de acidentes.

          SUGESTÃO: 2.d.5 Formas de resgate
          1) pedir às equipe criarem diferentes maneiras para resgatar uma pessoa que está inconsciente em uma sala com gás. 2) vence equipe que apresentar maior número de sugestões.


          2.e Malefícios do fumo e do álcool retorna ao quadro

          SUGESTÃO: 2.e.1 Onde obter ajuda
          1) solicitar que as equipes preparem para próxima semana uma lista de entidades que oferecem apoio para abandono do álcool e do fumo; 2) na lista deve conter nome, endereço, telefone, dias e horários de reuniões. OBS. se desejar dê a dica para obter as informações em hospitais, igrejas, prefeitura.

          SUGESTÃO: 2.e.2 Representação séria
          1) pedir que as equipes representem o que a ingestão de álcool em excesso provoca; 2) oriente para que não precisam ficar trançando as pernas ou caindo, mas sim mostrar o que muda com relação ao comportamento das pessoas. OBS: Muitas pessoas são contra esse tipo de encenação. Por outro lado, é muito utilizada pelos grupos de apoios e prevenção ao alcoolismo, ao vício do fumo e drogas.

          SUGESTÃO: 2.e.3 Conseqüências do alcoolismo
          1) pedir às equipe para pesquisarem dados sobre o número de acidentes de trânsito, causado pelo abuso de bebidas alcoólicas. 2) pedir que também tragam informações sobre o que diz a legislação sobre o assunto; 3) orientar que tragam dados sobre o volume de bebida de acordo com o peso, tempo de ingestão, etc.

          SUGESTÃO: 2.e.4 Forma de atuação do fumo
          1) solicitar pesquisa sobre como a nicotina atua no corpo humano e suas conseqüências; 2) orientar que mostrem ilustrações e dados estatísticos.

          SUGESTÃO: 2.e.5 Fumantes passivos
          1) pedir que relatem os danos causados pelo fumo às pessoas que embora não fumantes, convivem com fumantes; 2) orientar que mostrem ilustrações e dados estatísticos;
          .
          SUGESTÃO: 2.e.6 Fumantes passivos, a revanche
          1) pedir que representem como se deve agir com pessoas fumantes que desobedecem os locais apropriados para tanto; 2) orientar que atentem para buscarem o mínimo de confronto e o máximo de resultados. OBS. Orientar que os cuidados que devem ser adotados nesse tipo de abordagem, que nem sempre é conveniente utilizar.