Casamento de Baden-Powell

Casamento de Baden-Powell

O enlace foi realizado em 30 de outubro de 1912, estamos reunindo aqui detalhes sobre esta cerimônia. 
O fundador contava com a idade de 55 anos e Olave com 23 anos.
Veja a publicação em 23/07/2020, feita pelo Chefe Carlos Ritter, no FaceBook. 
= = = = =
BADEN POWELL - O RELIGIOSO   ( Via Engels Antonio Cruz Arana)
Livro: Semblazas de Baden-Powell por Rev. Manuel Salabarría

Talvez textos como este choquem e até incomodem muitas pessoas que hoje afirmam discordar do que o próprio fundador disse e que as bases do movimento escoteiro deveriam ser modificadas e não ser tão quadradas para que essas perssoas possam ter um lugar e sentir-se parte deste movimento, jjá que pelas suas convicções pessoais, devam ficar fora do Movimento Escoteiro, mas que literatura seria melhor do que esta, que nos guia e permite que ao próprio fundador argumente sobre esta tena

"A vida no processo de formação tem três agências. "O Lar, A Escola e a Igreja". B.P. para a bênção do mundo tinha precisamente estas 3 coisas, sobretudo o lar onde ele formou as suas convicções, os seus ideais numa idade precoce e aprendeu dos lábios da sua mãe os fundamentos básicos da vida. Diz-se que nenhum desses 12 irmãos e irmãs saiu mal; Robert, o mais novo, distingue-se de todos os outros, e é por causa da sua vida e por causa dela que nos encontramos hoje nesta Conferência. E quando fala da sua casa, fala de "um canto do céu onde Cristo tomou forma numa mulher cristã": a sua mãe. ...

"Ele olhou para este mundo como um lugar de trabalho, como uma oficina, como um campo onde cada homem tem uma função a desempenhar, uma sementeira a fazer, um caminho a abrir, mas tudo feito com alegria, alegremente, sem aborrecimento ou tédio sabendo que trabalha no plano do colaborador de Deus, como seu instrumento; Assim, aqueles que conhecem a vida e as atividades dos escoteiros, os seus grupos, as suas ações, sabem que tudo é feito com alegria; pessoas de uniforme mas não militares, pessoas alegres mas não indisciplinadas, pessoas que são finalmente observadoras, cautelosas, prestáveis e nobres, sal da terra, luminárias do mundo.

No aspecto religioso B-P. coloca todo o seu tato mas ao mesmo tempo toda a sua energia, Deus deve ser adorado de acordo com a fé do Escoteiro e a assistência dos Serviços Religiosos, a presença nos Serviços Dominicais, são coisas em que se coloca muita ênfase; e afirma enfaticamente: "O homem sem Deus é apenas um pobre animalzinho" e "Deus merece ter o lugar mais importante na vida humana, o mais limpo e o mais elevado".

Vejamos o homem religioso, B-P. Vejamos que a grande tragédia do homem de hoje é que ele finge viver sem Deus, e só Deus na alma humana torna a vida decente, a existência bela, a vida útil; Podemos resumir este trabalho dizendo, Irmão Escoteiros, se Deus não tivesse iluminado a alma de Baden-Powell, se ele não tivesse sido inspirado por Deus, o mundo não se lembraria do seu nome hoje, nem estaríamos reunidos nesta Conferência, nem teríamos sido inspirados, uns na primeira infância e outros mais tarde na vida, pelos sentimentos e ideais dos Escoteiros que nos movem hoje perante a personalidade digna do Fundador.

Face à grave tragédia de uma juventude sem Deus, a delinquência juvenil está a tornar-se um dos maiores problemas sociais da atualidade, devemos lutar para que os Escoteiros possam provocar um grande renascimento e lançar-se como novos cruzados nas cidades e vilas com a chama viva do entusiasmo para salvar a juventude que clama por um ideal genuíno, algo honesto para acreditar e alguém bom para seguir. ". "A SERVIR"...

PRESENTE DOS ESCOTEIROS: 
Muitas pessoas acreditam que pelo casamento, o casal Baden-Powell  teria recebido dos escoteiros um carro Rolls Royce.

Entretanto leia todo o texto abaixo a texto abaixo, obtido em TheScouting, para entender a confusão , pos o carro foi dado a eles em 1929 e o casamento ocorreu em 1912. 

Na época do casamento, os Escoteiros e Guias da Inglaterra doaram cada um centavo (e os Escotistas e Dirigentes um Xelim),  para comprar um presente para o casal Baden-Powell

O veículo um  Rolls-Royce, foi apelidado como "Jam-Roll", uma vez que foi presentado a eles em 1929 durante o 3º Jamboree Mundial de 1929.

 

Texto da página TheScouting, traduzido pelo Google Chrome.

Baden-Powell e Rolls Royce

21 Anos de Escotismo

O ano de 1929 foi um ano especial para o Escotismo, pois era para comemorar seu 21º aniversário, também era o ano do 3º Jamboree Mundial, que seria realizado em Arrowe Park, nos arredores de Liverpool.

No Jamboree, aos 21 anos de Escotismo, B-P foi homenageado com uma série de presentes, incluindo uma Baronetcy pelo rei George V, a B-P que recebeu o título de Lord Baden Powell, de Gilwell, outros presentes incluem um conjunto de suspensórios e dos 50.000 escoteiros da Participação mundial, um presente muito especial de um carro Rolls Royce e uma caravana de turismo

Apresentação da Rolls Royce & Caravan - 1929

O Jam Roll e o bolo Eccles

O presente

Antes do Jamboree de Arrowe Park, Christian Holm, o Presidente da Associação Dinamarquesa de Escoteiros escreveu a todas as organizações escoteiras que estavam presentes no Jamboree e sugeriu que cada escoteiro doasse um centavo ou o equivalente em sua própria moeda para permitir o movimento por um presente para a B-P comemorar 21 anos de Escotismo.

Holm entrou em contato com a esposa de B-P para pedir idéias para um presente especial que poderia ser apresentado a ele.

Na apresentação. B-P observou: “quando ela me perguntou o que eu queria, não disse nada. Eu sou o homem mais rico do mundo, pois acredito que o homem mais rico não é o homem que tem mais dinheiro, mas o homem que tem menos desejos. Minha esposa me pressionou ainda mais e disse que eu deveria querer algo. Pensei novamente, lembrei-me e disse: 'Ah, sim, eu quero um par de suspensórios! ”

Lady B-P não desistiu com difiuldade e, finalmente, a B-P notou que um carro mais novo seria bom, já que o antigo estava sempre travando (ele quebrou duas vezes durante o Jamboree e teve que ser rebocado para casa).

Ao agradecer aos escoteiros, a B-P disse: “Não sei como agradecer pelo que você fez por mim. Sinto-me indigno dos muitos presentes e honrarias que me foram derramados durante os últimos dias e agora você o encerrou com este presente maravilhosamente belo, representando o presente de meninos de todas as nações de todas as partes do mundo e aceito-o com sentimento de algo mais gratificante do que posso expressar ”  Ao concluir, ele observou que o novo carro “ me permitirá visitar mais escoteiros do que no passado e sou muito grato por isso.

A apresentação consistiu em Rolls Royce e uma Eccles Caravan (carretinha), além de um cheque e um retrato de David Jagger. O carro recebeu o apelido de Jam-Roll porque era um Rolls Royce apresentado no jamboree e a caravana se chamava Eccles. Eccles era o nome do fabricante da carretinha, mas um Eccles também é um tipo de pastelaria cheia de frutas. Uma piada ao redor do Jamboree na época referida ao Jam Roll rebocando um bolo de Ecles….

O carro

O Jam Roll é um Rolls Royce com 20 cavalos de potência, número de chassi GVO-40, foi um dos últimos chassis de 20hp a serem fabricados. O carro era equipado com uma carroceria de limusine em D, feita sob encomenda, feita por Page e Hunt, e era uma das poucas carrocerias feitas pelos construtores da Rolls Royce.

O pedido do Jam Roll foi um pedido urgente, com uma placa no chassi marcada como “Urgente 6/8 semanas”. O pedido foi feito em 21 de junho de 1929 e o chassi concluído entregue a Page and Hunt em 19 de julho. Observado em mais detalhes no estado do cartão do chassi “se este carro não estiver completo até a data do jamboree Rolls Royce para emprestar o carro por um dia para esta ocasião” O carro foi apresentado à B-P em 10 de agosto de 1929 apenas 50 dias após o recebimento do pedido pela Rolls Royce.

Uma característica única do Jam Roll é o mascote do radiador, em vez de ter o típico "Sprit of Ecstasy" (A Dama Voadora) que se orgulha de um radiador Rolls Royce, o Jam Roll tinha um mascote personalizado que incorpora a ponta de flecha Scout e Lema do escoteiro “Esteja preparado” 

A Ordem dos Suspensórios

No dia seguinte à apresentação, os escoteiros da Irlanda realizaram uma cerimônia solene na qual ele foi presenteado com a “Ordem dos Suspensórios”. Eles caíram em gargalhadas e aplausos quando B-P aceitou o novo aparelho cobiçado, com a mesma fanfarra que ele havia aceitado o carro e a carretinha no dia anterior.

Post Jamboree

Jam-Roll foi visto em muitos eventos de escotismo de 1929 até o final dos anos 30 e foi facilmente reconhecido por causa de seu mascote exclusivo. Também foi usado pela B-P para viagens em família e outros passeios.

Lady Baden-Powell vendeu a Jam-Roll em 1945 e passou por nove proprietários quando Ben Grew trouxe o carro em 1986 com 53.000 milhas no odômetro.

Quando a B-P emigrou em 1938, a carretinha foi doada para Gillwell Park, onde está desde então. Ela foi restaurada recentemente de volta à sua condição original.

Centenário do Escotismo 2007 

Jam-Roll e Eccles Cake apareceram juntos em 2007 no Gilwell Park como parte do Centenário do Escotismo. 

Bolo de geléia e eccles 2007

Bolo de Jame Roll & Eccles no Gilwell Park 2007. Foto C / - Paul Carr

Landaulette padrão

Baden Powell & Olave em pé ao lado do Landaulette Standard

Confusão

Ao pesquisar na Internet para obter mais informações sobre a Rolls Royce de B-P, parece haver alguma confusão relacionada a esse presente. Vários sites parecem pensar que o Rolls Royce foi um presente de casamento para a BP e sua esposa Olave.

Suspeito que essa confusão tenha ocorrido devido ao fato de que em 1912 todos os membros do Movimento Escoteiro foram convidados a doar dinheiro para comprar um presente para eles, os escoteiros foram limitados a 1 centavo, enquanto os mestres escoteiros estavam limitados a 1 xelim.

Em 1913, o movimento havia levantado £ 411 14s 1d. O carro trazido era um Landaulette padrão de 1913, 20 cilindros e 6 cilindros em 20 HP, pintado em verde (a cor escoteira) e mais tarde adornado com a estatueta escoteira no radiador, como o Rolls.

Veja também o que consta no Wikipédia:

Casamento e filhos

 

Baden-Powell com o marido e seus três filhos, em 1917.

 

Em janeiro de 1912, Olave conheceu Segunda Guerra Boer herói e fundador dos Escoteiros, Robert Baden-Powell, em um transatlântico (RMSP Arcadian ) no caminho através do Caribe para Nova York para começar uma turnê de palestras. Ela tinha 23 anos, ele foi de 55, e eles compartilhavam o mesmo aniversário. Eles ficaram noivos em setembro do mesmo ano, causando uma sensação na mídia. Eles se casaram em 30 de Outubro de 1912, em uma cerimônia muito privada, na Igreja de St. Peter, Parkstone, sua igreja paroquial. Ela foi doado por seu pai. Além de clero, a única outra pessoas presentes estavam seu irmão e irmã e Robert Kekewich , um amigo próximo dele, sua mãe e irmão, seu irmão-de-lei e Miss Sie Bower, um amigo próximo dela.

Os Escuteiros e Guias da Inglaterra doaram cada um centavo para comprar a Baden-Powells um presente de casamento de um carro (não a Rolls-Royce chamado "Jam-Roll", que foi apresentado a eles em 1929). O pai de Olave ajudou financeiramente com a compra de Pax Colina perto de Bentley, Hampshire , como uma casa de família onde vivia com seu marido de 29 de janeiro 1919 a 25 de outubro de 1938.

O Baden-Powells teve três filhos - um filho e duas filhas (que tomaram os títulos de cortesia de Honrosa em 1929, o filho mais tarde, sucedendo seu pai como o 2º Lord Baden-Powell após a morte de seu pai em 1941):

  • Arthur Robert Peter Baden-Powell , mais tarde 2o Baron Baden-Powell (30 de outubro de 1913 - 9 de dezembro 1962), que se casou com Carine Boardman (1913-1993), e tiveram dois filhos e uma filha; com a morte de Peter, o filho mais velho Robert sucedeu-o como terceiro Baron Baden-Powell ; o filho mais novo, Michael Baden-Powell , ea filha viver na Austrália;
  • O HON. Heather Graça Baden-Powell (01 de junho de 1915 - Maio 3, 1986), que se casou com John Hall King (4 de novembro de 1913 - 2004), e eles tiveram dois filhos; e
  • O HON. Betty St. Clair Baden-Powell, CBE (16 de Abril 1917-1924 Abril de 2004) que, como sua mãe, conheceu seu futuro marido a bordo do navio, um homem mais velho (por uma década) que compartilhou seu aniversário. Ela casou-se, em 24 de Setembro de 1936, Gervas Charles Robert Clay (16 de abril de 1907 - 18 de abril, 2009). Eles tiveram uma filha e três filhos. Betty Clay também foi destaque no Movimento Guia na Rodésia do Norte até que retirou-se para a Inglaterra em 1964, quando ela se envolveu com as guias da menina na Inglaterra até sua morte.

Além disso, quando a irmã de Olave, Auriol Davidson, née Soames, morreu em 1919, Olave a levou três sobrinhas, cristãos (1912-1975), Clare (1913-1980), e Yvonne, (1918-2000), em sua família e trouxe-los como seus próprios filhos.

Página criada em 23/07/2020.