Esse é um dos pontos do Método Escoteiro, é responsável por criar um ambiente diferente e misterioso que atua sobre a imaginação dos jovens e também dos adultos que participam do Movimento Escoteiro.
É claro existem adultos que assumem o poder de criar mística e tradições, algumas de qualidade duvidosa, como os trotes nas passagens de ramo por exemplo, é algo que deve ser desestimulado com muita clareza.
Quando era Chefe de Tropa Sênior fizemos um couro de quase 1 x 0,50m, onde foi pirografado com o Compromisso Sênior. Ele era guardado numa caixa de madeira, fechada com cadeado, que podia ser pendurado como um quadro, pois a tampa tinhas o símbolo do estágio probatório pirografado no lado externo.
O conteúdo da caixa apenas os seniores e guias investidos que conheciam.
Cada jovem assinava o compromisso quando era investido, até ai tudo normal, mas tínhamos como tradição que o último investido fazia a leitura e o convite para o futuro investido assinar o termo.
Assim, tínhamos um enlace entre os jovens e evitávamos aquele nervosismo da leitura do termo pelo jovem que estava sendo investido, e que em breve teria uma nova oportunidade para se confrontar com o texto.
- - -
Nossa Alcatéia tem o costume de após a cerimônia da Promessa fazer um círculo de parada, tendo ao centro os recém promessados e dar um Grito do Grupo em homenagem, e para que eles já comecem a aprender o Grito do Grupo.
- - -
As místicas do seu Grupo e da sua Seção devem ser assim, simples, sadias, sem agressões e estimulantes para os jovens.
- - -
Aqui vamos colocar o significado de algumas místicas, se desejar mande o que sabe para nós.