PROJETO: “ESCOTISMO E EDUCADORES”
JUSTIFICATIVA: O Programa “Escotismo e Educadores” têm por objetivo divulgar o Movimento Escoteiro diretamente àqueles que trabalham com jovens na área da educação formal.
Estamos cientes que, proporcionalmente, um número relativamente pequeno de professores, pedagogos, psicólogos e outros educadores conhecem os Fundamentos do Escotismo (Propósito, Princípios e Método) e, no máximo, o reconhecem como um saudável “passa-tempo”!
O agente multiplicador seria a “Semana Mundial do Escoteiro” que consta do anuário da maioria das escolas e que também é comemorada nas localidades que já possuem Grupos Escoteiros em atividade.
EXECUÇÃO: O Programa “Escotismo e Educadores” é composto de cinco fases e seria extremamente interessante que todas pudessem ser aplicadas, embora cada Grupo Escoteiro poderá aplicar a fase que mais lhe seja conveniente, apoiando-se em seus próprios recursos.
Entretanto, julgamos as Fases 1 e 2 as mais importantes, como ação de divulgação aos educadores, e talvez as mais fáceis de serem aplicadas nas Escolas.
Além da divulgação correta do Movimento Escoteiro junto à direção da Escola, professores e alunos, esta atividade desenvolve no jovem a iniciativa, a criatividade e a sociabilidade, no contato com a Direção da Escola e notadamente, a responsabilidade junto a professores e colegas.
Igualmente, serve também para cumprir a Etapa de Sociabilidade, nas etapas do Ramo Sênior.
O Grupo Escoteiro que realizar esta atividade deverá enviar um pequeno relatório, contendo o nome do Grupo Escoteiro, Escola, número de participantes do Grupo e número aproximado de pessoas atingidas com o Programa, fotos e outros dados que julgar oportuno.
O Movimento Escoteiro carece de maior divulgação, principalmente de seu valor na formação do caráter, junto a escolas e educadores e isto, depende de todos nós.
Nada impede que os Grupos que já costumam comemorar a Semana Mundial com atividades tipo Acampamento Demonstrativo, Grandes Jogos pela cidade, Vitrines de Exposição, Campanhas de Boa Ação, Visitas a Rádios e Jornais etc. continuem com suas tradições, pois esse trabalho tem como meta principal as Escolas no período das aulas, podendo ser aplicado em paralelo com outros eventos, complementando-os.
IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA:
FASE 1
a) Solicitar que os alunos que sejam Escoteiros apanhem em suas Escolas a lista de nomes dos diretores de períodos, professores, coordenadores escolares, explicando a finalidade deste pedido.
b) Solicitar ou adquirir na Região o impresso “PROJETO EDUCATIVO” da UEB e folder de divulgação, podendo carimbar em sua capa “SEMANA MUNDIAL DO ESCOTEIRO”. Com certeza, existem à venda na Loja Escoteira a preço irrisório.
c) Subscritar um envelope para cada professor (se possível timbrado com o nome do Grupo Escoteiro) e enviá-lo com o Projeto Educativo e folder, por intermédio do aluno/Escoteiro, entregue em mãos, nos dias em que antecedem a “Semana Mundial do Escoteiro”.
Obs. Conforme a disponibilidade de recursos humanos pode ser feito por todo o Grupo, só Monitores ou outra forma de participação. Caso existam mais Escoteiros em uma mesma Escola, a atividade será desenvolvida em conjunto.
Se houver alunos de vários Grupos Escoteiros, pode ser feito em conjunto ou cada Grupo poderá aplicar uma Fase do Programa.
FASE 2
a) Obter permissão da direção da escola para que seja colocado um cartaz (ou mais) sobre o acontecimento, em local adequado, no recreio e na recepção da escola.
b) Durante o recreio o aluno/Escoteiro deverá ficar junto ao cartaz para informações. Um cartaz tipo “pôster” poderá ser adquirido na Loja da Região e outros feitos pelos próprios Escoteiros, muito bem elaborados, contendo: “Semana Mundial do Escoteiro”, a Flor de Lis, Lei e Promessa, o Projeto Educativo, fotos de atividades, distintivos etc.
Existem cartazes disponíveis na internet, no Site da UEB e UEB/SP com tamanho A4.
Com a autorização da Escola, poderá ser montada uma pequena exposição com miniaturas de pioneirias usadas em acampamentos, alguns materiais do tipo bússolas, cantis, livros, quadro de nós, etc.
O contato com a direção da escola deverá ser feito pelo próprio aluno/Escoteiro, buscando o valor educacional desta iniciativa. Somente em caso de necessidade deverá a solicitação ser feita pela diretoria do Grupo Escoteiro.
c) Após o evento o Grupo Escoteiro deverá enviar um ofício de agradecimento. Se possível, os Escotistas e Diretores do Grupo deverão visitar a atividade, valorizando e prestigiando o trabalho.
FASE 3
Obter autorização da escola para que os alunos/Escoteiros possam freqüentar as aulas uniformizados ou trajados, durante a semana, ou no dia 23/04, “Dia do Escoteiro”.
Para tanto, lembrar ao aluno/Escoteiro a responsabilidade desta atitude, no que tange ao comportamento e aparência pessoal.
FASE 4
Caso haja interesse da escola e disponibilidade do Grupo Escoteiro, poderão ser feitas curtas palestras aos alunos (provavelmente acompanhados de Escotistas), apresentação de vídeos, demonstrações de jogos/atividades escoteiras, solenidade de hasteamento das Bandeiras Nacional e da escola, pelos alunos/Escoteiros, e até a montagem de um acampamento de Patrulha, se na Escola houver local adequado etc.
FASE 5
Durante a exposição, a direção da Escola deverá ser visita por Escotistas/Dirigentes, sugerindo a abertura de um Grupo Escoteiro para seus alunos, salientando que será mais uma opção de educação que a Escola estará oferecendo aos seus alunos.
Caso haja interesse da Escola, após o evento deverá ser marcada uma reunião conjunta entre os diretores das duas entidades com o objetivo de formar o novo Grupo, oferecendo o Manual de Abertura Grupo Escoteiros e procedendo conforme os Regulamentos.
Nesta reunião seria interessante que esteja presente o Diretor Presidente do Distrito e, que o Grupo participante do evento, se comprometa a apadrinhar o futuro Grupo Escoteiro.
É muito importante mostrar a Escola que não estará sozinha na missão de abrir o novo Grupo Escoteiro. Oportunidade inigualável para que o Grupo se torne o “Grupo Padrinho”!
Se o Grupo Escoteiro conseguir chegar a esta etapa, terá contribuído de forma altamente positiva, não só para divulgação como também para o crescimento do Movimento Escoteiro, levando a um maior número de crianças e jovens a contribuição que o Escotismo se propõe a realizar na formação do caráter das futuras gerações.
mensagem enviada pelo chefe Elmer, quando encaminhou esse projeto:
SEMANA MUNDIAL DO ESCOTEIRO - Sugestão de Programa – 2º) ESCOLAS
Prezados irmãos
Sempre Alerta!
Dando continuidade as sugestões de Programas p/ a “Semana Mundial do Escoteiro”, ocasião em que reforçamos a divulgação do Movimento Escoteiro frente a mídia e o público em geral, vamos propor desta vez, uma atividade desenvolvida nas Escolas do bairro.
No bimestre março/abril, várias ações são implementadas, tais como, entrevistas e reportagens em jornais, rádios e televisão, exposições em lojas, vitrines e shoppings, acampamentos modelo, jogos aplicados em público, campanhas de Boa Ação (BA) junto à comunidade, trabalhos comunitários, ações ecológicas e conservacionistas, feira de artesanato, exposições em escolas, colocação de cartazes no comércio e panfletagem ao público e outras tantas atividades cujo objetivo é divulgar o Escotismo na sociedade.
Dito isto, apresentaremos em e-mails sucessivos, algumas sugestões entre as atividades listadas, tendo como meta o custo perto de zero e aplicação por um Grupo novo ou de pequeno porte.
Todas as atividades que serão apresentadas já foram aplicadas, testadas e avaliadas c/ resultados positivos, nas quais a aceitação pelo público pode ser comprovada pelo crescimento do efetivo.
Levando-se em conta a frase: “O êxito de sua aplicação depende do Escotista e de como ele os aplica" (BP Guia do Chefe Escoteiro), acreditamos que poderão alcançar a meta proposta!
Em anexo, texto c/ roteiro do evento proposto, podendo ser aplicados a fase (ou as fases) que elegerem como a mais favorável p/ a situação atual do seu Grupo.
A todos, nosso fraternal abraço e ótimas atividades!
Sempre Alerta Para Servir!
O chefe Elmer entrou para o Movimento em 1953, como escoteiro, permanecendo até hoje. Em 16 de junho de 2012 lançou o livro "Reflexões de um Velho Lobo", contendo vários textos para os voluntários adultos. O livro pode ser adquirido através do e-mail: [email protected] e parte da renda será revertida para manutenção dos Campos Escolas da Região São Paulo. |