|
Os gritos das Patrulhas e das seções também fazem parte da história do Grupo, pois nos acompanharam ao longo de vários anos de nossas vidas escoteiras. Esse ramo existe no GEG desde 1955. De 1955 até 1997 funcionou como Tropa de Sênior, ou seja era apenas masculina. De 1984 até 1997 a Tropa Sênior ganhou o apelido de Itatiaia (ver grito), e passou a funcionar em paralelo à Tropa das Guias Escoteiras. Após outubro de 1997 passou a funcionar a Tropa Sênior Mista, sob o nome de Tropa Itatiaia (ver grito).
Essa Patrulha foi fundada em 1956, pois antes disso, o Escotismo praticado no GEG era muito rudimentar, nem era usado o distintivo de Promessa e nada se sabia sobre Escoteiros Seniores.
De
meados de 1971 até o início de 1973, o GEG passou por
uma grande depressão. Por isso, no início de 1973 foi criada uma nova Tropa, também com uma única Patrulha, com o nome de Himalaia, sendo sua primeira grande atividade no 2º Acampamento Demonstrativo de São Bernardo do Campo, em 20/08/1973, no local onde hoje é o Shopping Metrópole. Na oportunidade uma barraca suspensa de bambú foi construída. Era uma verdadeira balança mas não cai. Mas não caiu mesmo, e os Seniores: Edson Marson, Augusto Cesar Andreolli, Ademir Feriani e o monitor Paulo Cabello dormiram sobre ela e sobreviveram.
De meados de 1975 até o início de 1983, pela primeira vez foi constituída uma segunda Patrulha no Ramo Sênior. Era a Patrulha Caiapós, formada pelo controvertidos "cabeludos", assim chamados por possuirem todos uma vastíssima cabeleira, mas dotados de um grande espírito escoteiro, o que os transformou em defensores do uniforme cáqui, pois na época o ramo Sênior estava adotando a camisa azul mescla e a calça cumprida cinza.
Uma Tropa Sênior com esse apelido funcionou de 1975 e 1998.
|